O "Novembro Azul" é uma campanha para mobilizar e conscientizar homens sobre a importância de exames relacionados ao câncer de próstata. Esse movimento é recente, surgiu em 2003 na Austrália, e de lá pra cá a campanha tem recebido apoio de diversas entidades. Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema:
De forma simples, o câncer (em geral) é o crescimento acelerado e desordenado das células. Muitos fatores podem determinar essa anomalia, como alterações no DNA, estilo de vida, alimentação, entre outros.
Mas o que é, e como ocorre o câncer de próstata?
Próstata – É uma glândula (estrutura formada por tecidos, que serve para liberar substâncias) possui aproximadamente 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura. Fica localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Para que serve? Para proteger os espermatozoides. Ela libera uma secreção que corresponde a 30% do volume do esperma ejaculado. Esse líquido protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina, tornando-os saudáveis e capazes de fecundar o óvulo.
O que é Câncer de Próstata?
É o crescimento e transformação anormal das células, na maioria das vezes as que compõem a próstata. Fatores mais comuns:
- Idade: a partir dos 40 anos o cuidado deve ser redobrado, isso se dá por causa das transformações celulares que nosso corpo passa.
- Genética: Histórico familiar, quando parentes de primeiro grau são afetados.
- Alimentação: Existem diversos alimentos que auxiliam na prevenção do câncer. Porém, uma alimentação ruim, desequilibrada, com falta de vitaminas, alto consumo de carnes vermelhas, aumentam as chances de desenvolver a doença.
- Doenças Sexualmente Transmissíveis: Se algum homem possui histórico de alguma doença DST, possui maior chance de desenvolver o câncer de próstata.
Sintomas
É muito importante um diagnóstico médico, por isso o exame deve ser feito regularmente, pois em alguns casos, a doença não apresenta sintomas. Na maioria dos casos, o sintoma é apresentado na dificuldade de urinar. Segundo o hospital Israelense Albert Einstein, as pessoas podem ter:
- Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina
- Fluxo urinário fraco
- Micção excessiva durante a noite
- Micção frequente
- Retenção urinária
- Vontade de urinar
- Incontinência
Exame do toque e PSA
- Idade: A partir dos 40 anos
- Período: uma vez por ano. Nos casos em que os níveis de PSA estão abaixo de 2,5 ng/ml, os exames podem ser feitos a cada dois anos.
- Biópsia: quando houver risco mais alto: ascendência negra, histórico familiar de câncer de próstata, idade mais avançada e toque retal alterado.
O exame é simples e indolor, dura cerca de dois minutos, é feito por um médico que utiliza uma luva descartável e lubrificada para introduzir o dedo indicador no reto. Nele, é avaliado o tamanho da próstata, e se houver alteração, a pessoa é encaminhada para outros procedimentos. PSA - Antígeno Prostático Específico: É avaliado através de um exame de sangue, o resultado dos valores de acordo com a faixa etária, o médico poderá dar o diagnóstico das condições da sua próstata.
Tratamento
Irá depender do estágio da doença. Para os casos mais agressivos, são necessários: radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos. No procedimento cirúrgico, pode ocorrer a remoção da próstata e até da bexiga.
Especialistas
- Urologista: Doenças Urinárias
- Oncologistas: Especialista em câncer
- Radioterapeuta: Utiliza a radioterapia para tratar e lidar com o câncer
Fatos sobre o Novembro Azul
- Começou em 2003 na Austrália e hoje se estende a vários países, tem como objetivo conscientizar e alertar aos homens sobre a importância do cuidado da próstata.
- A próstata é uma glândula que libera uma secreção que protege os espermatozoides, tornando-os saudáveis, ativos e prontos para a fecundação.
- O câncer se dá pelo crescimento e transformação anormal das células.
- A atenção deve ser redobrada com homens a partir dos 40 anos (nos casos de históricos familiares) ou a partir dos 45-50 anos